O colesterol é um tipo de gordura que está presente no corpo, e é essencial para a produção de membranas celulares e de certos hormônios, tendo papel importante para o funcionamento correto do organismo. Em grande parte, o colesterol é produzido pelo corpo, entretanto também pode ser encontrado em alimentos de origem animal como carne, leite e ovos. Existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL.
O HDL é chamado de colesterol bom. Sua função é retirar moléculas de gordura, inclusive de LDL, e transportá-las para o fígado, órgão em que as moléculas sofrem metabolização e são eliminadas do corpo. Sendo assim, o HDL é capaz de impedir que ocorra o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, evitando o surgimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. A taxa recomendada de HDL é acima de 40 mg/dl.
O LDL, chamado de colesterol ruim, atua na produção de hormônios. Contudo, esse colesterol pode se prender às paredes arteriais, e seu acúmulo pode obstruir a passagem do sangue, levando ao surgimento de angina e até ao infarto. Quanto mais alto o nível de LDL, maiores são as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A taxa ideal de LDL é abaixo de 130 mg/dl.
A prática de exercícios e uma alimentação saudável são ideais para o aumento dos níveis de HDL e a redução de LDL, e, assim, para a prevenção do surgimento de patologias.
Fontes: Pfizer e Tua Saúde
Comments