top of page
Agende
sua consulta
logo whatsapp.png
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

O outono chegou!

O outono é uma estação do ano que começa no final do mês de março e vai até o final de junho. Durante essa época, é normal que haja a queda nas temperaturas e maior iminência de alergias e doenças respiratórias, tais como rinite, pneumonia e asma.


Por isso, é muito importante adotar os cuidados necessários para manter sua saúde durante essa estação.

. Beber bastante água é algo muito importante. Afinal, várias doenças são causadas devido ao ar frio, que deixa as vias mais secas e assim cria um ambiente propício para que vírus e bactérias se instalem. Por isso, deve-se beber a quantidade recomendada de água e também pode acrescentar outros líquidos, como chás e sucos em vitamina C.


. Não se esqueça de lavar as mãos com frequência. Essa é uma forma de se evitar a contaminação por diferentes patologias. Afinal, são diversos os objetos que podem estar contaminados e, por isso, é necessário higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.


. A alimentação saudável deve ser um hábito e lei nas vidas de todos. No outono e no inverno, manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras ajudam a fortalecer o organismo e deixa-lo imune às patologias, principalmente as respiratórias, que são mais frequentes nessa época do ano.


. Evite ambientes fechados. Nesses locais, a baixa circulação de ar favorece a proliferação de bactérias e vírus. Mesmo em dias mais frios, é bom evitar ambientes com pouca circulação de ar. Deixe as janelas abertas, para arejar a casa, renovando o ar e, se gostar da ideia, separe uma bacia com água, que atua umidificando o ar.


. Você vai precisar tirar umas roupas adequadas ao frio do armário e, por isso, é ideal higienizá-las. Afinal, pelo tempo que estavam guardadas, ocorre o acúmulo de poeira, ácaros e fungos, que, como já mencionado, são fatores que causam doenças respiratórias e alergias. O mesmo vale para cobertores, toalhas de mesa e de banho e lençóis. Por isso, fique de olho a esses utensílios, não deixando e lavá-los e deixá-los secar bem.


. A hidratação da pele também é um hábito muito importante, afinal, no outono, a baixa umidade causa o ressecamento da pele, podendo evoluir para alergias, irritações e rachaduras. Para manter sua pele bem hidratada, use cremes ou hidratantes corporais, evite banhos quente e demorados, passe protetor labial ou manteiga de cacau para hidratar os lábios.


Adote esses cuidados e tenha um outono mais saudável!


Fontes:

Saúde Life Care

Clínica CEU

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cuidados para evitar acidentes domésticos em idosos

À medida que envelhecemos, é comum que apareçam certas dificuldades relacionadas à mobilidade limitada e reflexos reduzidos. Por isso, é preciso tomar cuidados em casa para evitar que ocorram acidente

Saiba mais sobre a hipertensão

A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão arterial de forma crônica. Essa patologia é silenciosa, ou seja, só apresenta sintomas em um estado mais grave. Uma das formas de verificá-la é me

Logotipo AME.jpg
bottom of page