logo whatsapp.png
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

Formas de estimular o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil saudável consiste em colocar tanto a mente quanto o corpo da criança em atividade. Dessa forma, a criança cresce em interação com o mundo à sua volta, vai descobrindo coisas novas, aprendendo a diferenciar o certo do errado, entre outras coisas.


Para que esse processo de desenvolvimento ocorra da melhor maneira, existem formas que os pais podem usar para estimular a criança. Conheça algumas delas.

Crie rotinas


Criar rotinas para a criança como horários para comer, dormir, acordar, tomar banho, brincar, fazer o dever de casa, contribui para que ela aprenda a importância da divisão de tempo e organização.


Afinal, uma rotina bem definida é algo muito positivo para o desenvolvimento de hábitos e crescimento saudáveis.


Exercite a cognição


As brincadeiras são uma ótima forma de desenvolver a cognição da criança. Saiba que a cognição é algo muito importante, já que está relacionada a habilidades físicas e mentais que estimulam a criança a compreender melhor o mundo ao seu redor e também suas emoções, pensamentos, capacidades motoras, e a ter contato com objetos e pessoas.


Uma coisa importante que não se deve esquecer é de adequar as brincadeiras de acordo com a faixa etária da criança, para que ela desenvolva os aspectos cognitivos no tempo correto.


Mantenha conversas e interações


O desenvolvimento saudável e o aprendizado dependem e muito do afeto, carinho e cuidado dos pais. Por isso, é muito importante que os pais e a família estejam sempre interagindo com a criança, de forma que ela se sinta presente em um ambiente positivo, e, assim, tenha mais mais segurança para arriscar atividades novas no dia a dia.


Além disso, com essas interações, ela terá mais facilidade para reconhecer as pessoas que fazem parte de seu círculo familiar, e para formar laços de afeto com elas.


Promova caminhos para o aprendizado


Incentive a criança com novas brincadeiras, jogos, e também leia junto com ela.

Atividades que envolvam a participação dos pais são muito boas e brincadeiras com outras crianças também, para que ela conheça e possa fazer novos amiguinhos.


Saiba respeitar o tempo da criança


É compreensível que os pais queiram ver o filho ou a filha andar, falar e se desenvolver rapidamente, mas é importante ressaltar que tudo isso acontece com calma e no tempo da criança.


Dessa forma, não faça comparações com outras crianças e respeite o tempo do seu filho ou filha, buscando, desde cedo, apoiar e incentivar os aprendizados e conhecimentos positivos.


Respeite o tempo de cada criança


Fontes:

Leiturinha

ICBEU

Happy Code

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logotipo AME.jpg