top of page
Agende
sua consulta
logo whatsapp.png
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

Como sair do sedentarismo

O sedentarismo representa um estilo de vida que não conta com a prática de exercícios físicos regularmente, e onde o indivíduo passa longos períodos sentado ou deitado, ou seja, se movimenta pouco. Esses dois fatores característicos do sedentarismo contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.


Uma alimentação balanceada, aliada à prática de exercícios físicos com regularidade, são as principais formas de se combater o sedentarismo e para manter uma rotina saudável. Além disso, esses hábitos são extremamente positivos para seu corpo e sua mente.


Confira logo abaixo algumas dicas para te ajudarem a deixar de ver o sedentarismo.

Movimente-se aos poucos


Comece fazendo atividades simples no cotidiano para você se movimentar, como subir e descer escadas, em vez de pegar o elevador; passear com o cachorro; descer um ponto de ônibus antes do ponto que você precise descer para caminhar um trecho; varrer a casa, enfim, pequenas atividades que movimentam o corpo e servem como um estímulo inicial para sair do sedentarismo.


Para começar os exercícios


É muito importante, antes de começar os exercícios físicos, consultar um cardiologista, um clínico geral ou médico que te atenda, para analisar o seu condicionamento físico, e te recomendar quais as melhores atividades que você pode fazer e por quanto tempo.


Além disso, para que você tenha mais motivação para persistir na prática de exercícios físicos, comece com algo que você goste e com que você se identifique. Assim, terá mais motivos para continuar e terá prazer em praticar atividades físicas.


Vá no seu ritmo


Quando o seu corpo não está acostumado com a prática de exercícios físicos, não é recomendado fazer atividades intensas em um curto período de tempo, pois isso gera cansaço excessivo, e pode te desmotivar. Por isso, o ideal é ir no sue ritmo, aumentando a frequência e a intensidade de acordo com seu condicionamento e sua adaptação às atividades.


Dicas para o dia a dia


Às pessoas que trabalham sentadas durante grande parte do dia, é recomendado que sejam feitos intervalos durante o dia, e, durante esses momentos, fazer alongamentos e caminhar. Isso movimenta o corpo e é muito importante no combate ao sedentarismo.


Outra dica é beber bastante água. O consumo ideal de água diariamente é essencial para evitar desidratação e, além disso, contribui para a diminuição de inchaço no corpo, melhor a circulação sanguínea e também contribui para o equilíbrio da temperatura do corpo.


Adote esses pequenos hábitos na sua rotina e diga tchau ao sedentarismo.


Fonte:

Unimed

Treinus

Tua Saúde

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cuidados para evitar acidentes domésticos em idosos

À medida que envelhecemos, é comum que apareçam certas dificuldades relacionadas à mobilidade limitada e reflexos reduzidos. Por isso, é preciso tomar cuidados em casa para evitar que ocorram acidente

Saiba mais sobre a hipertensão

A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão arterial de forma crônica. Essa patologia é silenciosa, ou seja, só apresenta sintomas em um estado mais grave. Uma das formas de verificá-la é me

Logotipo AME.jpg
bottom of page