A asma, que também é conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica, é uma doença que atinge os pulmões, e pode causar a inflamação crônica dos brônquios, que são os tubos que levam o ar para os pulmões.
A doença caracteriza-se por um processo que afeta o organismo e não somente as vias aéreas inferiores, que elevam a produção de secreções e dificultam a passagem de ar. O asmático sofre com tosse regular, que ocorre durante a noite, algumas vezes com catarro, outras não.
Além disso, podem se manifestar sintomas como chiado, opressão no peito, dificuldades para respirar e cansaço. Esses sintomas podem se manifestar juntos ou de maneira isolada. É preciso ter atenção também à tosse crônica ou à falta de ar ao praticar exercícios.
A asma pode ser desencadeada por vários fatores, tais como:
. Alergia: poeira, ácaro, pólen e pêlos de animais;
. Mudanças de tempo, cheiros fortes, esforços físicos, fumaças, exposição ao ar frio, viroses e sinusites, além de certos tipos de medicamentos, refluxo gastro-esofágico, etc.
O tratamento da asma pode ser feito com o uso de medicamentos e vacinas para alergia, além da adoção de medidas de higiene do ambiente.
É muito comum vermos o uso de bombinhas. Essas são as medicações que devem ser inaladas no tratamento da asma. A bombinha é o recipiente usado para armazenar os diferentes tipos de medicamento.
A poeira doméstica, composta por diversas substâncias, como fibras de carpetes e de estofados, de partículas do vento, vegtais, fungos, bactérias, entre várias outras coisas. A poeira é o principal agente que desencadeia alergias e crises asmáticas, por isso é essencial manter a boa higiene dos ambientes.
Fonte: Ministério da Saúde
Comments