logo whatsapp.png
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • atendimento27626

Mitos e verdades sobre o glúten

O glúten é uma proteína que está presente em diversos alimentos, como pizzas, pães, massas e biscoitos, entre outros. Entretanto, o glúten é considerado por muitos como vilão da saúde e causa prejuízos ao organismo. Esse fato se evidencia no fato de que, segundo dados do evento Gluten Free Brasil, o mercado sem glúten cresceu 400% no país. Apesar de ter se tornado popular, a alimentação sem glúten tem gerado opiniões controversas.


Conheça mais sobre essa proteína lendo os mitos e verdades sobre o glúten.

- Glúten faz mal à saúde


Mito – especialistas apontam que não é preciso cortar o glúten da alimentação sem indicação médica, afinal, apenas pessoas que possuem intolerância ao glúten, alergia ou doença celíaca sofrem com efeitos negativos da proteína.


- Glúten engorda


Mito – o glúten, quando considerado isoladamente, como qualquer outro alimento, não tem a capacidade de engordar. O ganho de peso ocorre devido a diferentes fatores.


- Tirar o glúten da alimentação ajuda a emagrecer?


Verdade, com ressalvas – pelo fato de que, remover alimentos como pães e massas, que contém glúten, da sua alimentação, auxilia na redução do consumo de açúcares e gorduras saturadas, e isso pode levar à perda de peso. Entretanto, esse emagrecimento está relacionado à ingestão de menos calorias provenientes de tais alimentos, e não literalmente à exclusão do glúten da alimentação.


- Alimentos sem glúten são mais saudáveis


Mito – isso não acontece necessariamente, pois existem alimentos que não possuem glúten, entretanto, têm altos níveis de açúcar em sua composição, o que não é considerado saudável.


- Consumir glúten excessivamente leva ao desenvolvimento de intolerância


Mito – o desenvolvimento de intolerância ao glúten é fator de predisposição genética. Dessa maneira, possuir um familiar com intolerância ou sensibilidade ao glúten aumenta as chances de se ter também.


- Existem produtos não-alimentícios que também podem conter glúten


Verdade – alguns materiais escolares, como massinhas de modelar, giz e cola branca possuem glúten em sua composição. Além disso, shampoos, hidratantes, sabonetes, maquiagem e outros cosméticos também podem ter derivados do trigo e aveia.


Fontes:

Unimed

Correio do Povo

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logotipo AME.jpg