O glúten é uma proteína que está presente em diversos alimentos, como pizzas, pães, massas e biscoitos, entre outros. Entretanto, o glúten é considerado por muitos como vilão da saúde e causa prejuízos ao organismo. Esse fato se evidencia no fato de que, segundo dados do evento Gluten Free Brasil, o mercado sem glúten cresceu 400% no país. Apesar de ter se tornado popular, a alimentação sem glúten tem gerado opiniões controversas.
Conheça mais sobre essa proteína lendo os mitos e verdades sobre o glúten.
- Glúten faz mal à saúde
Mito – especialistas apontam que não é preciso cortar o glúten da alimentação sem indicação médica, afinal, apenas pessoas que possuem intolerância ao glúten, alergia ou doença celíaca sofrem com efeitos negativos da proteína.
- Glúten engorda
Mito – o glúten, quando considerado isoladamente, como qualquer outro alimento, não tem a capacidade de engordar. O ganho de peso ocorre devido a diferentes fatores.
- Tirar o glúten da alimentação ajuda a emagrecer?
Verdade, com ressalvas – pelo fato de que, remover alimentos como pães e massas, que contém glúten, da sua alimentação, auxilia na redução do consumo de açúcares e gorduras saturadas, e isso pode levar à perda de peso. Entretanto, esse emagrecimento está relacionado à ingestão de menos calorias provenientes de tais alimentos, e não literalmente à exclusão do glúten da alimentação.
- Alimentos sem glúten são mais saudáveis
Mito – isso não acontece necessariamente, pois existem alimentos que não possuem glúten, entretanto, têm altos níveis de açúcar em sua composição, o que não é considerado saudável.
- Consumir glúten excessivamente leva ao desenvolvimento de intolerância
Mito – o desenvolvimento de intolerância ao glúten é fator de predisposição genética. Dessa maneira, possuir um familiar com intolerância ou sensibilidade ao glúten aumenta as chances de se ter também.
- Existem produtos não-alimentícios que também podem conter glúten
Verdade – alguns materiais escolares, como massinhas de modelar, giz e cola branca possuem glúten em sua composição. Além disso, shampoos, hidratantes, sabonetes, maquiagem e outros cosméticos também podem ter derivados do trigo e aveia.
Fontes:
Unimed
Correio do Povo
Comments