A varíola dos macacos, chamada monkeypox, é uma doença transmitida dos animais para os seres humanos e, portanto, classificada como zoonose viral. Atualmente, a transmissão também ocorre de pessoa a pessoa.
Essa patologia tem semelhanças com a já conhecida varíola comum, contudo, os sintomas da monkeypox são mais brandos e a letalidade muito menor.
A transmissão da varíola dos macacos pode ocorrer com contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados.
Além disso, na transmissão também pode acontecer de pessoa a pessoa, por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele do indivíduo que esteja com a doença, e também por contato com objetos contaminados com fluidos do doente ou materiais da lesão.
Entretanto, a transmissão acontece principalmente através e gotículas respiratórias. Por fim, outra tipo de transmissão é por inoculação ou através da placenta.
Não existem tratamentos específicos para a patologia, Os sintomas desaparecem, normalmente, de forma espontânea, sem necessidade de tratamento. É preciso cuidar da erupção deixando-a secar, se possível, ou cobrindo essas feridas com um curativo úmido para proteger a área. Evite tocar em feridas na boca ou nos olhos. Enxaguantes bucais e colírios podem ser utilizados, mas produtos que possuam cortisona devem ser evitados.
De qualquer maneira, o atendimento médico é mais do que necessário, para aliviar sintomas e lidar com complicações, além de prevenir sequelas.
Fonte: Organização Pan-Americana de Saúde
コメント