top of page
Agende
sua consulta
logo whatsapp.png
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
Foto do escritoratendimento27626

A importância da saúde mental na pandemia

O mundo está na luta contra a pandemia do coronavírus (COVID-19) há mais de um ano. A fim de evitar o contágio, a liberdade de circulação e convívio entre as pessoas têm sido limitadas.


Nesse cenário, muitas pessoas em todo o mundo têm sofrido com sentimentos de solidão, ansiedade e depressão e, por isso, adquirir hábitos saudáveis não somente para se prevenir do vírus mas também para cuidar da saúde mental, é muito importante.

Os cuidados com a saúde mental se tornam ainda mais pertinentes se analisados os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que mostram que o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina e maior incidência de ansiedade no mundo.


Desde o começo da pandemia, os níveis de depressão e ansiedade já vinham aumentando. Para evitar esses problemas mentais, ou para lidar com eles caso você esteja sofrendo com alguns, veja algumas dicas.


- Não se esqueça: você não está sozinho. Muitas pessoas também estão passando por situações difíceis e cada uma encontra a melhor maneira de lidar com o momento. Por isso, evite se comparar.


- Estabeleça uma rotina diária, mesmo que esteja ficando em casa. É importante definir horários para dormir e acordar, e também manter cuidados usuais e equilíbrio na alimentação.


- O momento tem sido conturbado para todos. Por isso, é comum sentir tristeza ou receio e também menos produtivo que o habitual. Procure fazer o seu melhor e não se cobrar tanto.

- Caso esteja trabalhando em home office, faça pausas e movimente-se durante o horário de trabalho. Pausas de 5 minutos a cada 1 hora são mais indicadas.


- Evite o bombardeio de notícia sobre a pandemia, pois isso pode ser um atalho para a ansiedade. Além disso, é importante sempre procurar fontes oficiais, como a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde. Verifique a veracidade de todas as notícias que tiver acesso, para não cair em fake News.


- Fortaleça os laços afetivos e familiares. Se você mora com amigos ou família, busque estar mais perto deles, cultivando momentos afetivos e conversas saudáveis.

- Encontre maneiras de ajudar sua comunidades, seja os familiares ou os vizinhos. Isso ajuda a te manter ativo, além de fortalecer as relações e vínculos sociais.


- É muito importante procurar um psicólogo ou psiquiatra para lhe auxiliar nesse período conturbado. Muitos desses profissionais estão oferecendo atendimento online, como forma de evitar o contato físico, e atender seus pacientes com segurança


Seguindo essas dicas, sua saúde mental ficará mais estabilizada durante a pandemia. Lembre-se: vai passar!


Fonte:

Pfizer

Saúde.df

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logotipo AME.jpg
bottom of page