O leite materno é alimento primordial para o desenvolvimento do bebê, e o aleitamento exclusivo é indicado até os 6 meses de vida da criança. 🤱🏾👶🏾❣🌎
Além disso, esse processo representa até mesmo um processo de conexão maior entre a mãe e a criança. Conheça alguns fatos interessantes sobre a amamentação.
- A amamentação em livre demanda é um processo onde o bebê mama sempre que sentir fome. De acordo com Ministério da Saúde, essa amamentação gera ainda mais benefícios à criança. Nos primeiros meses, o bebê costuma mamar com muita frequência e sem uma regularidade. - O tamanho das mamas não afeta a produção de leite. O que estabelece essa quantidade é a prolactina, o hormônio responsável pela produção do leite materno. É interessante saber que quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. - A OMS recomenda que, durante os primeiros seis meses de vida do bebê, a amamentação seja exclusiva. Após esse período, até os 2 anos, ela passa a ser complementar, ou seja, a criança come outros tipos de alimentos e segue tomando o leite materno.
- A amamentação, além de proporcionar uma alimentação saudável e mais completa ao bebê, também auxilia na prevenção ao câncer de mama. De acordo com a revista científica Lancet, o risco de desenvolver câncer é reduzido em, aproximadamente, 4,3% a 6% a cada 12 meses de duração da amamentação.
Mãe, não deixe a amamentação de lado. É essencial para o seu bebê!
Fontes:
Organização Pan-Americana de Saúde Ministério da Saúde
Danone Nutricia
Comments